CRIANÇAS

A escovação de dentes do seu filho

COMPARTILHAR

Nunca é muito cedo para ensinar ás crianças o habito de um bom cuidado bucal. É claro que os “primeiros passos” devem ser dados pelos país. Achar novas formas de fomentar bons hábitos dentais ás crianças é a chave do sucesso. Enquanto mais cedo as crianças tomem conta do cuidado dos seus dentes, mais sadios e felizes serão (e você também); além disso, os resultados a longo prazo serão maravilhosos. (Conheça alguns conselhos para uma boa higiene dental infantil.)

Não se preocupe, você não está sozinho

Você pensa que ensinar a suas crianças a importância do bom cuidado oral é um desafio? Saiba que não é o único a pensar assim. A cárie dental é um dos problemas mais comuns nas crianças. Estudos demostram que quase 50% das crianças de entre 6 e 8 anos de idade tem tido pelo menos uma cárie. 1 Estas são apenas um par de razoes pelas quais é tão importante fazer que as crianças compreendam desde pequenas que ter bons hábitos dentais é uma opção inteligente.

Como cuidar os dentes dos bebês

Há muita informação sobre isso, no entanto, a seguir apresentamos os aspectos mais básicos para um bom início.

  • Evite a placa bacteriana limpando suavemente as gengivas do recém-nascido com um pano úmido logo depois de alimentá-lo. Certifique-se de usar apenas água para umedecer o pano; não use creme dental.

  • Não deite a seu bebê enquanto bebe mamadeira com leite ou sucos açucarados.

  • Quando começam a sair os dentes do bebê, ao redor dos 4 ou 6 meses, acostume a escovar seus dentes. Certifique-se de que as cerdas das escovas sejam extra-suaves e também de usar uma pequena quantidade de creme dental sem flúor.

  • Inclusive os bebês podem desenvolver gengivite e cáries,, por isso sugerimos visitar ao dentista desde muito cedo. Pode aplicar a estratégia de ter a primeira cita quando seu bebê faça seu primeiro ano de idade.

Cuidado dental em crianças pequenas

Ensinar com o exemplo e fazer da experiência algo divertido é fundamental. Quando todos na família escovam seus dentes ao mesmo tempo, gera-se uma rotina que as crianças vão querer manter no tempo.

  • Pode usar creme de dentes com flúor quando as crianças já fizeram dois anos de idade; de qualquer maneira se certifique de não ser engolido pelas crianças. Você quer ensinar a suas crianças durante quanto tempo devem escovar seus dentes?. Cante “Estrelinha onde está...? ” Ou qualquer uma de suas canções favoritas que dure cerca de dois minutos.  

  • As escovas de dentes elétricas Oral-B® tem diferentes desenhos com suas personagens animadas favoritas. Agora as crianças podem desfrutar de escovar com seus amigos Disney® e Pixar®.

  • Geralmente, quando a criança faz 3 ou 4 anos de idade, já tem os 20 dentes de leite. Os dentes permanentes ou “de adulto” aparecem desde que tem 6 anos e até que a adolescência.

  • Se seu filho está com medo de visitar ao dentista, acalme-o ficando junto dele enquanto é examinado pelo dentista.

Crianças maiores e sua saúde dental

Quando as crianças vão crescendo, querem se sentir mais independentes. Parte desse crescimento inclui assumir a responsabilidade pelo cuidado de seus dentes sem ter que seguir instruções dos pais. Sugerimos usar algo que seja do seu interesse: As crianças querem se ver bem perante os amigos, querem ficar sorridentes nas selfies, e não gostam de passar o tempo livre no consultório do seu dentista. 

Para ensinar ainda mais ás crianças sobre o tempo apropriado para a escovação, teste o aplicativo Disney Magic Timer.

Outro grande desafio para crianças é evitar os alimentos e bebidas açucaradas. As opções saudáveis fazem desfrutar uma melhor saúde dental e geral. Se suas crianças praticam esportes, recomendamos usar um protetor dentário para evitar lesões e manter uma boa aparência durante muito tempo.

Um ensinamento muito importante que não deve faltar é como usar o fio dental. Se quiser uma maior proteção contra a cárie, recomendamos consultar a seu dentista sobre as opções disponíveis de selantes e tratamentos de fluoreto.

1 NIH.gov (Instituto Nacional de Investigação Dental e Craniofacial, por suas siglas em inglês): Saúde Oral nos Estados Unidos: Relatório de Cirurgia Geral