GRAVIDEZ

A gengivite durante a gravidez

COMPARTILHAR

O que é a gengivite?

A gengivite é uma inflamação das gengivas que é ocasionada pela acumulação de placa nos espaços entre as gengivas e os dentes. O acumulo de bactérias pode acarretar a perda de osso ao redor dentes e com o passar do tempo pode produzir cárie dentária e perda de dentes. Mais de 50 % dos adultos apresentam alguma forma de gengivite.

A gengivite da gravidez

Na gravidez, quase metade das mulheres (de 60 a 70 %) experimenta uma condição chamada de gengivite da gravidez, a qual é provocada pelo aumento nos níveis de hormônios, que pode exacerbar a resposta de uma mulher à placa dental. Esta placa adicional pode originar inchaço, sangramento, vermelhidão e/ou sensibilidade nas gengivas. As alterações nas gengivas são mais evidentes desde o segundo mês de gravidez, atingindo seu ponto máximo no oitavo mês. A fim de controlar a quantidade de placa na boca e para prevenir a gengivite, é preciso escovar os dentes regularmente, pelo menos duas vezes por dia durante dois minutos e usar fio dental todos os dias. Estas ações ajudam na redução das bactérias que podem acarretar gengivite da gravidez.

Como evitar a doença das gengivas:

  • Escove-se cuidadosamente pelo menos duas vezes por dia, de preferência pela manhã e pela noite;

  • Tome tempo; você deve passar pelo menos dois minutos quando escovar os dentes;

  • Certifique-se de usar creme dental contra a placa para ajudar a proteger os dentes contra as cáries e a gengivite;

  • Enxague bem depois da escovação para eliminar as bactérias em lugares de difícil acesso;

  • Lembre-se que deve usar o hilo dental todos os dias para ajudar a evitar a acumulação de bactérias;

  • Mantenha uma dieta saudável e equilibrada;

  • Evite os alimentos açucarados;

  • Prossiga com a visita a seu dentista regularmente (quando seja seguro para o bebê). 

Melhore seu Cuidado Bucal

A manutenção da saúde dos seus dentes e gengivas é necessária tanto para evitar o risco de desenvolver gengivite da gravidez, quanto para lhe ajudar a ter uma boa saúde bucal a longo prazo. Investindo em uma escova de dentes elétrica recarregável, você pode começar a pegar medidas para diminuir a quantidade de placa na boca e prevenir a ocorrência de doenças das gengivas.