TÁRTARO E PLACA

Diferenças entre Placa e Tártaro

COMPARTILHAR

Muitas pessoas consultam com seus dentistas se há alguma diferença entre a placa e o tártaro. Ambos são problemas dentais muito comuns. Se muita placa se acumula, pode surgir a cárie e doença periodontal. o tártaro é o resultado da placa já calcificada. Se você tem a informação correta ao respeito, saberá como cuidar melhor seus dentes. 

A placa dental

A placa dental é uma capa de bactérias incolora e pegajosa que se adere de forma natural à superfície do dente, especialmente ao longo da linha gengival. Isso acontece entre 4 a 12 horas depois da escovação dental. O açúcar nas bebidas e os alimentos junta-se à placa bacteriana, produzindo ácidos que atacam e quebram o esmalte dental, gerando cáries. a placa bacteriana também favorece as doenças periodontais como a gengivite. A escovação e o uso do fio dental periodicamente  são suas melhores armas na luta contra a placa dental. Se não é removida diariamente, a placa ficará acumulada, endurecida, formando o tártaro.  

Tártaro: a dura realidade

O tártaro é um problema complexo; é a acumulação de uma sustância calcificada que pode manchar ou inclusive descolorar os dentes. O tártaro forma-se quando a placa residual que está na superfície dos dentes reage com os minerais da sua saliva. Apenas pode ser removido por um dentista; no entanto pode prevenir seu aparecimento escovando corretamente com uma escova de dentes elétrica Oral-B®.