SENSIBILIDADE DOS DENTES

Quais as causas da sensibilidade dentária?

COMPARTILHAR

Conheça as causas da sensibilidade dental.

A sensibilidade dental é uma das causas mais comuns de dores nos dentes. A frase “sensibilidade dental” refere-se à moléstia nos dentes ou sensações de dor em um ou mais dentes. Esta dor geralmente é aguda, repentina e pungente, a sensibilidade dental ocorre quando a camada de um dente debaixo do esmalte (chamada de “dentina”) ou a camada que cobre a raiz (chamada de “cimento”) está exposta ao longo da linha da gengiva devido às gengivas retraídas. As áreas expostas respondem ao calor e ao frio e em ocasiões a comidas doces e picantes, e produzem dor.

As causas da sensibilidade dental são variadas e se você apresentar sensibilidade dental, pode ser por vários destes fatores:

  • Escovação excessiva. É possível abusar de algo bom. Escovar seus dentes com muita força ou com uma escova de cerdas duras pode desgastar o esmalte dental, expor o cimento ou dentina e causar sensibilidade dental.

  • Doença periodontal. O tecido inflamado das gengivas separa-se do dente deixando áreas expostas vulneráveis.

  • Ranger dos dentes. Ranger seus dentes pode acarretar que o esmalte se desgaste e que a dentina fique exposta.

Se você tiver dentes sensíveis, não descuide sua rotina de cuidado bucal diário. Somente certifique-se de usar uma escova e fio dental suaves. Igualmente, pode testar um creme dental criado para dentes sensíveis. Há várias marcas disponíveis e deveria perceber alguma melhora usando-o regularmente. Assim, tente colocar o creme dental para a sensibilidade ao longo da área do cimento ou dentina exposta antes de dormir para ajudar a reduzir a sensibilidade. Somente use a ponta do dedo ou um cotonete para esfregar o creme dental diretamente no local exposto.