OUTROS

Como combater o herpes labial?

COMPARTILHAR

Como combater o herpes labial?

É muito fácil confundir o herpes labial com as aftas, mas não são iguais. O herpes labial consiste em úlceras avermelhadas que aparecem nos lábios, por uma infecção do vírus do herpes simples. As úlceras nunca aparecem dentro da boca e não são associadas à doença periodontal nem às aftas, que não estão relacionadas com o herpes nem com a doença periodontal e quase sempre aparecem dentro da boca.

A maioria das vezes, o herpes aparece entre sete a dez dias. Depois desse período, ocorre uma ruptura das úlceras e uma exsudação de pus. Felizmente, o herpes labial não deixa cicatrizes. A maioria dos herpes resolve-se sem tratamento, mas se desejar, você pode aplicar algum tratamento tópico, como lidocaína ou álcool benzílico para aliviar a dor e a coceira.

Se você tiver herpes, não permita o contato pele com pele. Não compartilhe barbeadores, talheres ou toalhas, já que isso é uma forma de contágio. Se o herpes reaparecer ou não desaparecer depois de dez dias, consulte seu médico.

Reduzir o risco de contágio do herpes labial pode ser difícil, mas uma higiene pessoal constante pode ser de ajuda, incluindo lavar as mãos com regularidade. Igualmente, você pode prevenir o herpes labial usando o bálsamo para lábios com protetor solar o ano inteiro e não somente durante o verão.