TÁRTARO E PLACA

Os dentes posteriores podem ser os maiores depósitos de placa

COMPARTILHAR

A escovação adequada para remover placa.

Como sabem todos aqueles que usam escova de dentes e fio dental, os dentes posteriores são os mais difíceis de alcançar e limpar que os dentes anteriores. Os dentes posteriores apresentam sulcos e bordes que nos ajudam a mastigar os alimentos, mas o problema com esses sulcos e bordes é que podem acumular restos de comida, que por sua vez podem aumentar o risco de sofrer caries e acumular bactérias e placa, o que por sua vez pode desencadear uma doença das gengivas.

Para remover as bactérias e a placa, é importante deslizar o fio dental entre os dentes posteriores. Se for difícil alcançar esta área, sugerimos usar um porta-fio manual ou eléctrico.

A cárie não aparece de um dia para outro. Mas se você permitir a acumulação da placa sobre os dentes, por não utilizar o fio dental adequadamente durante muitos anos, as bactérias e os ácidos produzidos por elas vão debilitar o esmalte dos dentes. Se não remover a placa, a cárie pode progredir internamente e afetar o nervo que está na polpa do dente. Esta cárie progressiva pode apresentar sintomas como dor e inflamação, resultando na perda de peças dentais nos casos mais severos.

As bactérias podem transformar os carboidratos fermentados (que são açúcares e se encontram nas comidas com amido cozidas) em placa, em apenas 20 minutos. Limpe todos os dias ao redor dos dentes posteriores com sua escova de dentes e fio dental.