SAÚDE DA GENGIVA

Doença periodontal e diabetes

COMPARTILHAR

Você sabia que o diabetes pode contribuir com os problemas de saúde dental? Se você for um adulto com diabetes tipo 1 ou 2, e tiver problemas para controlar o açúcar no sangue, pode estar em alto risco de desenvolver problemas de saúde bucal. Uma destas ameaças potenciais inclui uma doença grave das gengivas chamada de doença periodontal, que pode acarretar a perda de peças dentais. O diabetes pode reduzir a nossa capacidade de combater os germes que ocasionam a doença periodontal, também conhecida como doença das gengivas.

Doença periodontal e glucose no sangue.

A doença periodontal, ou das gengivas, é uma infecção grave que pode gerar a perda de peças dentais e evitar que alcancemos as metas nutricionais estabelecidas por nosso médico, no âmbito de diabetes. Se não for diagnosticada por um dentista ou higienista dental, ou não for tratada, a doença periodontal pode acarretar uma infecção que irá destruir o osso que suporta os dentes. Enquanto a doença das gengivas avança, os sintomas podem incluir a perda ou deslocamento de peças dentais, mau hálito e sangramento das gengivas. A doença periodontal pode piorar o controle de glucose no sangue, e vice-versa.  Se o açúcar no seu sangue for alto, ou flutuante, então você corre o risco de desenvolver doenças periodontais graves.

Sintomas da doença periodontal.

  • Gengivas avermelhadas e inflamadas.

  • As gengivas sangrantes não estão saludáveis. Inclusive se o sangramento se deve a uma escovação muito enérgico. Nenhum sinal de sangramento é normal.

  • Presença de pus branco ou amarelo ao redor das gengivas.

  • Dentes mais longos e gengivas retraídas.

Leve em conta as seguintes perguntas:

  • Alguma vez tem percebido a presença de sangue (vermelho) em sua escova dental, sua comida ou sua saliva?

  • Já perdeu algum dente ou algum se deslocou de lugar por si só?

  • Alguma vez lhe foi diagnosticada uma doença das gengivas, ou lhe foi removida uma peça dental, devido a uma doença das gengivas?

  • Usa algum produto contendo tabaco?

  • Tem mais de dois anos sem ir ao dentista?

  • Seu nível de hemoglobina A1c é maior a 7.0?

Se respondeu afirmativamente a mais de uma destas perguntas, você precisa fazer uma avaliação para descartar a existência de uma doença periodontal.

Se sofrer de diabetes, fique atento a sua rotina de cuidado bucal, já que a doença periodontal pode ser prevenida com a higienização bucal adequada e visitas regulares a seu odontologista.