CÁRIES

Erosão dentária e seus sintomas

COMPARTILHAR

A erosão dentária é uma das causas de dor de dente. A erosão ocorre quando o excesso de ácido desgasta a camada externa (dura) do dente. Em termos gerais, o cálcio que está na saliva ajuda a neutralizar o ácido dos  alimentos que você ingere e protege os dentes contra a erosão. Porém, se você consome bebidas ou alimentos demasiadamente ácidos,  o cálcio da saliva pode não ser suficiente para proteger seus dentes. Os sucos de frutas naturais e outros tipos de bebidas carbonatadas (incluindo refrigerantes diet) são altamente ácidos. Portanto,  se você consome tais bebidas em grandes quantidades terá maior propensão de sofrer erosão dentária.

Os sintomas da erosão dentária incluem:

Dor de dente: Se o esmalte do dente se desgasta, seus dentes se tornam mais sensíveis aos alimentos quentes ou frios.

Descoloração: seus dentes podem ter aparência amarelada devido a exposição da dentina ( camada embaixo do esmalte).

Transparência: os dentes frontais podem ter aparência transparente nas pontas onde você morde.  

Fissuras e rachaduras: se o esmalte do dente começa a se desgastar, seus dentes podem desenvolver rachaduras e pequenas fissuras ao longo da superfície onde mastiga.

Com o fim de reduzir o risco de sofrer erosão dentária você pode minimizar o consumo de alimentos ácidos. Se você consome bebidas carbonatadas ou sucos de frutas, utilize um canudo para tornar mínimo o contato dos dentes com as bebidas. Além disso, o chiclete livre de açúcar ajuda a produção de saliva na sua boca recuperando-a  do excesso de ácido.