CRIANÇAS

Fases da Higiene Bucal Infantil

COMPARTILHAR

Recomendações e ferramentas da odontóloga Jennifer Salzer.

Olá, meu nome é Jennifer Salzer e sou membro da Escola de Odontologia da Universidade de Nova Iorque; tenho meu próprio consultório em Manhattan. As celebrações estão muito perto e sabemos o que isso significa: milhares de sorrisos ao redor, mas também muitos doces. A cáries é a doença crónica mais comum da infância, portanto é importante você ensinar a seu filho desde muito pequeno a importância de manter uma boa higienização bucal, especialmente nas celebrações focadas nos doces, tais como Halloween, as férias de inverno, São Valentim e a Pascoa. As crianças têm necessidades de saúde bucal muito diferentes ao longo da sua infância, portanto os pais devem estimular os bons hábitos desde a primeira infância. Vou compartilhar com vocês meus melhores conselhos e ferramentas para manter a saúde bucal dos seus filhos em cada fase do seu desenvolvimento.

Recomendações para a saúde bucal, fase 1 (4-24 meses)

  • Para evitar a acumulação da placa, que é uma bactéria suave e pegajosa que contem depósitos que se acumulam sobre os dentes e ocasionam cáries, os pais devem começar com uma limpeza regular das gengivas do seu bebê recém-nascido com um pano úmido depois de alimentá-lo (seja com o peito ou mamadeira).

  • Desde o aparecimento do primeiro dente, os pais devem escovar os dentes do seu filho durante dois minutos, duas vezes por dia, usando uma escova de dentes para crianças de cerdas suaves e uma gota de creme dental sem flúor.

  • Os pais devem consultar com seu pediatra sobre o melhor momento para que seus filhos visitem o odontologista, mas uma boa regra é: “a primeira visita no seu primeiro aniversario”. As visitas adicionais devem programar-se a cada seis meses, para garantir o bom desenvolvimento dental.

Recomendações para a saúde bucal, fase 2 (2-4 anos)

  • As crianças maiores de dos anos devem usar creme dental com flúor para ajudar a evitar a cáries enquanto seus dentes se desenvolvem.

  • Supervise a seu filho até que tenha adquirido bons hábitos de escovação. Recomenda-se que o escove durante dois minutos, focando-se nos dentes que mais são usados durante a mastigação e nos dentes posteriores, que é onde geralmente se desenvolvem as primeiras cáries. Sabemos que para muitas crianças o fato de se limpar os dentes pode ser desagradável, por isso proponho algumas dicas que serão de ajuda para que a escovação seja uma experiência divertida para eles:

  • Use uma escova de dentes que lhe seja atraente para um lactante cujos dentes estão crescendo e que está aprendendo a escovar. Este tipo de escovas está projetado para alcançar todos os dentes efetivamente, com cabeça estreita e cerdas regulares.

  • Escove-se junto a seu filho para dar um bom exemplo. Isso será muito útil, já que seu filho terá a oportunidade de observá-lo e imitá-lo.

  • Cante a canção favorita do seu filho, ou coloque uma música do seu cantor favorito, durante os dois minutos de duração da escovação. 

  • Recite sua canção de ninar favorita, como “Os pintinhos dizem...”, quando estiver escovando os dentes.

  • Os pais das crianças maiores de dois anos devem estar alertas ao impacto que os hábitos de consumo de alimentos e bebidas têm na saúde bucal, bem como na saúde geral. Os pais podem estimular hábitos saludáveis, como limitar as bebidas açucaradas, eliminar o uso da mamadeira e oferecer a seus filhos algumas opções saludáveis de alimentos e merendas.

Recomendações para a saúde bucal, fase 3 (5-7 anos)

  • Os dentes permanentes começam a aparecer na idade de cinco anos, por isso é importante usar um creme dental com flúor e uma escova de dentes.

Recomendações para a saúde bucal, fase 4 (+8 anos)

  • As crianças maiores de 8 anos devem usar um creme dental com flúor e uma escova de dentes projetado para uma complexa combinação de dentes permanentes e de leite de diferentes tamanhos.