Recomendações e ferramentas da odontóloga Jennifer Salzer.
Olá, meu nome é Jennifer Salzer e sou membro da Escola de Odontologia da Universidade de Nova Iorque; tenho meu próprio consultório em Manhattan. As celebrações estão muito perto e sabemos o que isso significa: milhares de sorrisos ao redor, mas também muitos doces. A cáries é a doença crónica mais comum da infância, portanto é importante você ensinar a seu filho desde muito pequeno a importância de manter uma boa higienização bucal, especialmente nas celebrações focadas nos doces, tais como Halloween, as férias de inverno, São Valentim e a Pascoa. As crianças têm necessidades de saúde bucal muito diferentes ao longo da sua infância, portanto os pais devem estimular os bons hábitos desde a primeira infância. Vou compartilhar com vocês meus melhores conselhos e ferramentas para manter a saúde bucal dos seus filhos em cada fase do seu desenvolvimento.
Recomendações para a saúde bucal, fase 1 (4-24 meses)
Para evitar a acumulação da placa, que é uma bactéria suave e pegajosa que contem depósitos que se acumulam sobre os dentes e ocasionam cáries, os pais devem começar com uma limpeza regular das gengivas do seu bebê recém-nascido com um pano úmido depois de alimentá-lo (seja com o peito ou mamadeira).
Desde o aparecimento do primeiro dente, os pais devem escovar os dentes do seu filho durante dois minutos, duas vezes por dia, usando uma escova de dentes para crianças de cerdas suaves e uma gota de creme dental sem flúor.
Os pais devem consultar com seu pediatra sobre o melhor momento para que seus filhos visitem o odontologista, mas uma boa regra é: “a primeira visita no seu primeiro aniversario”. As visitas adicionais devem programar-se a cada seis meses, para garantir o bom desenvolvimento dental.
Recomendações para a saúde bucal, fase 2 (2-4 anos)
As crianças maiores de dos anos devem usar creme dental com flúor para ajudar a evitar a cáries enquanto seus dentes se desenvolvem.
Supervise a seu filho até que tenha adquirido bons hábitos de escovação. Recomenda-se que o escove durante dois minutos, focando-se nos dentes que mais são usados durante a mastigação e nos dentes posteriores, que é onde geralmente se desenvolvem as primeiras cáries. Sabemos que para muitas crianças o fato de se limpar os dentes pode ser desagradável, por isso proponho algumas dicas que serão de ajuda para que a escovação seja uma experiência divertida para eles:
Use uma escova de dentes que lhe seja atraente para um lactante cujos dentes estão crescendo e que está aprendendo a escovar. Este tipo de escovas está projetado para alcançar todos os dentes efetivamente, com cabeça estreita e cerdas regulares.
Escove-se junto a seu filho para dar um bom exemplo. Isso será muito útil, já que seu filho terá a oportunidade de observá-lo e imitá-lo.
Cante a canção favorita do seu filho, ou coloque uma música do seu cantor favorito, durante os dois minutos de duração da escovação.
Recite sua canção de ninar favorita, como “Os pintinhos dizem...”, quando estiver escovando os dentes.
Os pais das crianças maiores de dois anos devem estar alertas ao impacto que os hábitos de consumo de alimentos e bebidas têm na saúde bucal, bem como na saúde geral. Os pais podem estimular hábitos saludáveis, como limitar as bebidas açucaradas, eliminar o uso da mamadeira e oferecer a seus filhos algumas opções saludáveis de alimentos e merendas.
Recomendações para a saúde bucal, fase 3 (5-7 anos)
Os dentes permanentes começam a aparecer na idade de cinco anos, por isso é importante usar um creme dental com flúor e uma escova de dentes.
Recomendações para a saúde bucal, fase 4 (+8 anos)
As crianças maiores de 8 anos devem usar um creme dental com flúor e uma escova de dentes projetado para uma complexa combinação de dentes permanentes e de leite de diferentes tamanhos.