CREME DENTAL ORAL-B

No sinta medo do flúor

COMPARTILHAR

Você talvez se tenha perguntado por que o flúor é tão importante ou inclusive saudável. Na verdade, é que a exposição dos dentes a quantidades modestas e constantes de flúor ao longo da sua vida ajuda a fortalecer o esmalte dental e a proteger contra as cáries.

Para a maioria das pessoas -crianças maiores e adultos-, o flúor é saudável em quantidades moderadas, como as quantidades encontradas no creme dental, água de beber e enxagues bucais. Os infantes as crianças cujos dentes não saíram ainda podem desenvolver uma condição chamada de fluorose dental se expostas a muito flúor. A fluorose manifesta-se como linhas ou riscas no esmalte dental.

Uma das maneiras como os infantes podem ter uma superexposição a flúor é quando a fórmula com a qual são alimentados, durante o primeiro ano de vida, é misturada com água com flúor. Fazendo isso, pode se apresentar um caso leve de fluorose, que é quase imperceptível.  O uso ocasional deste tipo de formula misturada com água com flúor não deveria aumentar o risco de fluorose; no entanto, consulte com seu dentista e pediatra em caso de dúvidas. O leite materno tem muito pouco flúor, inclusive se a mãe bebe água com flúor e usa creme dental com flúor diariamente; por isso, a mãe não deve descuidar sua saúde bucal.

A fluorose dental afeta só a aparência do dente, mas não suas funções gerais. Pode evitar que seu filho tenha fluorose, escolhendo um creme dental que não tenha flúor. Os dentes não correm perigo pelo flúor quando já saíram totalmente. Tenha presente que o flúor não deve ser ingerido; por isso é que os odontologistas recomendam que as crianças mais pequenas usem creme dental sem flúor, já que a essa idade as crianças não tem desenvolvido os reflexos para evitar ingeri-lo.