FIO DENTAL ORAL-B

Eleição do fio dental apropriado para você e sua família

COMPARTILHAR

Embora o leque de fios dentais e produtos de fios dentais pode parecer abrumadora, escolher um fio dental não tem que ser difícil. É possível que você esteja começando a usar o fio dental ou talvez queira se comprometer de novo com a incorporação do fio dental a sua rotina de cuidado bucal. Mas sem importar a razão que você tem para escolher o fio dental, a questão mais importante que você deve lembrar é que o melhor fio dental para você é o fio dental que usará todos os dias.

Os resultados de um recente estudo publicado na revista Journal of Periodontology demostraram que não había nenhuma diferença na capacidade de remoção de placa de quatro tipos diferentes de produtos de fio dental. Neste estudo, 25 pessoas foram indicadas para usar quatro produtos diferentes: um fio dental elétrico, um fio dental sem cera, um fio dental tecido e um fio dental resistente ao desfiado. Os quatro produtos de fio dental mostraram maior remoção de placa comparado com a escovação só e o fio dental elétrico mostrou uma média maior de redução da placa depois de um uso.

Você tem curiosidade sobre os fios dentais elétricos, mas está preocupado com sua segurança?

Outro estudo publicado na revista Journal of Clinical Dentistry comparou a segurança e a capacidade para remover placa de um fio dental elétrico e um fio dental padrão. Neste estudo, 78 pessoas foram indicadas para usar um fio dental padrão ou um fio dental elétrico. Depois de 30 dias de uso, ambos os grupos tinham uma quantidade significativa de placa menor que antes de começar suas rotinas diárias de uso de fio dental, e o fio dental elétrico e o fio dental padrão mostraram os mesmos níveis de eficácia na remoção de placa. Além disso, ambos os métodos de uso de fio dental foram igualmente seguros. Nenhum signo de trauma em tecidos duros ou suaves foi associado ao uso de qualquer um dos produtos.

 Devido a que a investigação mostra que os fios dentais elétricos são seguros e eficazes como o fio dental padrão, deveria você eleger um fio dental elétrico em vez de um dos muitos tipos de fios dentais padrões? Muitas pessoas podem obter benefícios dos fios dentais elétricos, especialmente os adultos maiores, que poderiam ter problemas manipulando o fio dental com seus dedos. É mais possível que as crianças maiores e adolescentes usem fios dentais elétricos do que o fio dental padrão, porque pensam que é mais divertido, especialmente se gostam de usar escovas de dentes elétricas.

 Mas você não necessita eleger somente um tipo de fio dental ou produto de fio dental. Diferentes membros de sua família podem precisar ou preferir alguns tipos de produtos de fio dental e estas necessidades e preferencias mudarão com o passar do tempo. As crianças de pouca idade podem começar com fios dentais de tamanho especial para eles e depois passar a um fio dental elétrico ou um fio dental esponjoso que se adapte em torno dos aparelhos ou outros equipamentos dentais.

Se você não tem certeza do tipo de fio dental que é o melhor para você ou para um membro de sua família, consulte a seu odontologista ou higienista dental. A seguir apresentamos alguns pontos que poderiam ser úteis:

  • Grandes espaços entre seus dentes? Experimente fita dental ou fio dental Super Floss.

  • Não há muito espaço entre seus dentes? É possível que um fio dental com cera seja mais fácil de deslizar nesses espaços estreitos.

  • Quere menos desastre? Procure fios dentais descartáveis ou fios com tiras previamente medidas.

  • Aparelhos dentais ou pontes? Um fio dental esponjoso é uma boa opção, mas pode usar qualquer fio se usa aparelhos dentais, especialmente se tem um porta-fio dental.

Muitas pessoas conservam um fio dental padrão para viajar e utilizam o fio dental elétrico em casa. Se seu esposo ou esposa prefere, por exemplo, fio dental sem cera com sabor a menta enquanto que você prefere uma fita dental recoberta, não há lugar para o erro se mantem um fio dental básico a mano que todos possam usar.

 Somente lembre-se que quando se fala em fio dental, usá-lo diariamente é a melhor decisão que pode pegar você e sua família.