SAÚDE DA GENGIVA

Gengivite, uma forma precoce de doença das gengivas

COMPARTILHAR

No ignore os sintomas da gengivite

A gengivite é uma forma precoce de doença das gengivas ou doença periodontal. Se você não conhece os sintomas da gengivite, porque não os conhece ou porque não os reconhece, ou talvez não quer procurar atendimento médico de um dentista, sua condição provavelmente vai piorar. A gengivite não tratada pode virar periodontite, que é uma doença grave das gengivas. A periodontite por si só é uma condição grave, mas além disso os dados de vários ensaios clínicos têm demonstrado que a periodontite eleva o risco de sofrer um acidente vascular cerebral ou um enfarte; embora outros estudos não demonstram a mesma correlação. Este é outro exemplo de como a saúde dental se reflete na saúde geral.

Se você desenvolve periodontite, as gengivas podem estar infectadas demais para serem tratadas com uma simples limpeza dental. É possível que deva visitar a um periodontista experiente no tratamento da doença das gengivas. Em general, se o espaço entre seus dentes e gengivas é de 5 mm ou menos, o periodontista ou higienista dental pode tratar o problema com uma combinação de ampliação (tirar o sarro e a placa) e alisamento radicular (alisar a superfície das raízes dos dentes para evitar a nova acumulação do sarro). Porém, se o espaço entre os dentes e as gengivas é maior de 5 mm, pode requerer algum tipo de cirurgia bucal.

Independente de como é a doença das gengivas, é importante praticar uma rotina de cuidado bucal de escovação de pelo menos duas vezes por dia e usar fio dental ou mais, dependendo das recomendações do seu dentista ou periodontista.

Você precisa de outro motivo para prevenir a doença das gengivas? Mulheres grávidas. Os estudos têm demonstrado que as mulheres grávidas com periodontite têm mais chances de ter um bebê prematuro, se comparado com mulheres grávidas sadias.