BEBÊS

Quando visitar o dentista pela primeira vez?

COMPARTILHAR

Sabia que os dentes do bebê começam a se formar antes de seu nascimento? A partir dos quatro meses, os dentes primários ou dentes de leite aparecem através das gengivas. Sabendo isso, quando é o momento ideal para consultar ao odontologista?  Uma vez que apareça o primeiro dente, é recomendável que comece a escovar os dentes do bebê diariamente e programe uma cita com o odontologista. Na maioria dos casos, as crianças devem acudir ao dentista ao cumprir seu primeiro ano de vida.

Consulte com familiares e amigos e selecione um dentista em sua zona de domicilio que goste de atender crianças de forma habitual. O primeiro contato entre seu filho e o dentista pode causar uma impressão duradoura.

Como preparar a meu filho para sua primeira visita ao odontologista?

Você pode fazer que a primeira visita do seu filho ao odontologista seja uma experiência agradável e positiva, informe a seu filho com antecedência que alguém revisará e limpará seus dentes; mostre fotografias de dentistas ou divirta-se brincando que você ou seu filho é o dentista; a maioria dos odontologistas preferem que o pai ou a mãe esteja presente durante o exame da criança quando for menor a três anos. Alguns pedem para o pai ou mãe que se sente, na cadeira dental e que segure a criança no seu colo durante os primeiros exames.  Também é útil levar ás Crianças pequenas à consulta de um irmão mais velho para se habituar ás instalações e ás pessoas que estão ali. Na medida que as crianças crescem, geralmente são felizes por ser "grandes" e estão dispostos a se sentar na cadeira por si só, enquanto pedem a seus pais que fiquem na sala de espera. Durante a primeira visita, o dentista examinará a boca da criança para detectar sinais deterioramento e outros problemas. Igualmente, vai lhe explicar o que deve saber para ajudar a seu filho a crescer livre de cáries. Após da primeira consulta, verifique que seu filho visite regularmente ao dentista.