SAÚDE DA GENGIVA

O Tratamento da gengivite em seu início

COMPARTILHAR

Detecte os sinais precoces da gengivite.

Caso suas gengivas estejam vermelhas ou inflamadas ou sangram facilmente quando se escova e usa fio dental, é possível que padeça de uma doença periodontal. Quase 50% dos adultos nos Estados Unidos tem algum tipo de doença periodontal e a gengivite é uma das mais comuns.

Se você tem gengivites, ou sangramento e irritação de suas gengivas são ocasionados pela acumulação de bactérias em torno das gengivas e entre dentes. Apesar de que as bactérias associadas frequentemente a uma má higiene bucal são a principal causa da gengivite, outros fatores, como uma doença crónica, um sistema imunológico comprometido ou a gravidez, podem fazer com que você seja mais susceptível. 

A gengivite poucas vezes é dolorosa na fase inicial, por isso, é importante examinar seus dentes e gengivas diariamente enquanto usar o fio dental para buscar sinais precoces de problemas. 

  • Revise sua escova de dentes. Casoas cerdas estejam cor-de-rosa, suas gengivas poderiam estar sangrando devido à ligeira pressão da escovação, o que poderia ser indicio de uma infecção em etapa inicial.

  • Examine o cheiro de suas gengivas. Durante as fases precoces da gengivite, as gengivas podem ter um aspecto opaco e vermelho, em lugar de estar brilhantes e cor-de-rosa.

Examine a textura de suas gengivas. Nas fases iniciais da gengivite, as gengivas podem parecer suaves e inflamadas. As gengivas saudáveis devem estar bastante firmes e não deveriam se afastar dos dentes.