SAÚDE DA GENGIVA

Sintomas e cura da Doença Periodontal

COMPARTILHAR

Reconhecimento e tratamento dos sintomas da doença periodontal.

Em poucas palavras, a prevenção é o melhor tratamento contra a doença periodontal. Para tratar os problemas bucais antes de serem graves, é bom desenvolver o hábito de revisar diariamente nossa boca como parte da rotina de cuidado bucal geral.  Verifique se há mudanças na cor e aparência dos dentes, gengivas, língua e tecido gengival.

Muitas pessoas com doença leve das gengivas não têm sintomas, mas se você perceber algo diferente na boca ou dentes, deve consultar com seu odontologista. Alguns sintomas da doença periodontal são a sensibilidade dental, dor ao mastigar, sangramento e avermelhamento das gengivas, e mau hálito. Se realmente tiver doença periodontal o tratamento poderá variar, dependendo da gravidade da infecção. O tratamento para a doença grave das gengivas poderia implicar um procedimento de limpeza profunda chamado de raspagem e alisamento radicular, no qual o higienista dental u odontologista retira o tártaro, tanto por debaixo quanto por cima da linha das gengivas, e alisa os pontos rugosos sobre as raízes dos dentes, onde há acumulação de bactérias que ocasionam a placa. (Saiba mais sobre a doença periodontal). 

Siga as instruções de seu higienista dental ou odontologista para manter um cuidado bucal em casa, que lhe permita tirar o maior benefício do seu tratamento contra a doença periodontal. Isto é, escovar os dentes duas vezes por dia e usar o fio dental diariamente, além de visitar a seu odontologista regularmente para um acompanhamento e limpeza profissionais. Se não puder manter uma rotina de cuidado bucal, peça para seu odontologista que lhe recomende produtos que possam facilita-la, tais como escovas de dentes elétricas, ou fios dentais previamente medidos.

Lembre-se de revisar sua cavidade bucal continuamente para detectar qualquer sinal de infecção recorrente.