OUTROS

Tratamento de Xerostomia ou Boca seca

COMPARTILHAR

A saliva tem uma importante função na sua boca. Primeiro, ajuda a remover partículas de comida, mas também contribui a prevenir cáries e infecções enxaguando a placa e evitando que as bactérias que ocasionam doenças se acumulem nos seus dentes e gengivas. No entanto, a saliva não pode fazer todo o trabalho sozinha, por isso é importante você retirar a placa praticando uma boa higiene bucal, isto é, usar fio dental de forma apropriada todos os dias e escovar-se duas vezes por dia. 

A maioria das pessoas não pensa na umidade da boca até que já está seca. Há diversas condições que podem causar boca seca, também conhecida como xerostomia, dentre as quais as seguintes:

  • Tratamentos para o câncer. Caso você sofrer qualquer tipo de câncer e recebe terapia de radiação, a boca seca é um efeito secundário comum porque a radiação deteriora as glândulas salivares além de destruir o câncer. Alguns medicamentos usados para tratar o câncer em qualquer parte do corpo também podem causar boca seca.

  • Medicamentos com prescrição. Centenas de medicamentos comuns, incluindo muitos antidepressivos e medicamentos para a pressão alta podem contribuir à boca seca. Se você tomar medicamentos que pareçam fazer com que sua boca se sinta seca, tenha especial cuidado com a escovação de dentes e o uso apropriado do fio dental.

  • Danos nos nervos. Alguns tipos de feridas na cabeça ou pescoço podem danar nervos específicos que dão a ordem às glândulas salivares de produzir saliva.

  • Doença crónica. Diabetes, VIH/SIDA e o Síndrome de Parkinson são algumas das doenças que podem contribuir à boca seca crónica.

  • Uso de entorpecentes. As metanfetaminas têm uma estreita relação com a boca seca.

Os sintomas de boca seca crónica incluem lábios partidos, língua seca, uma sensação pegajosa ou de ardência na boca, ulceras ou infecções na boca e dificuldade para saborear a comida, mastigar, deglutir ou falar.

A boca seca é comum em adultos maiores e as pesquisas têm demostrado que tem um impacto negativo na qualidade de vida devido à moléstia associada aos sintomas. Os achados de uma investigação de 10 anos publicada na revista Journal of the American Dental Association em 2007 indicam que identificar os signos de boca seca durante a etapa inicial em pessoas maiores pode ajudar a prevenir a acumulação de placa e possíveis cáries e inclusive doença periodontal grave que pode surgir se a condição não é tratada. Pergunte a amigos maiores e familiares se apresentam sintomas de boca seca e ajude-os para uma rotina de cuidado bucal coerente, ou verifique que um profissional da saúde esteja ajudando com seu cuidado bucal, se for necessário. Os adultos maiores que têm tido problemas seguindo as técnicas de uso do fio dental apropriadas poderiam usar um arco com fio dental elétrico que também estimule as gengivas.

Algumas pessoas idosas sofrem do síndrome de Sjogren, uma doença autoimune caracterizada por olhos extremamente secos e boca seca. O síndrome de Sjogrem apresenta-se em adultos maiores e é mais comum em mulheres do que em homens. A causa exata continua sendo pouco clara, mas se você ou alguém que conhece desenvolve este síndrome, prestar atenção à boca seca é muito importante. Inclusive alguém que tenha tomado conta da sua higiene bucal a vida toda pode desenvolver cáries simplesmente pela extrema carência de saliva que traz esta condição.  (Saiba mais sobre como prevenir a cárie dentária.)

Uma pesquisa publicada na revista Journal of Dental Research em 2008 descobriu que os adultos com o síndrome de Sjogrem têm um maior risco de sofrer cáries e perda de dentes, em parte por causa da falta de saliva e também porque a sua composição muda, restando eficácia na hora de combater as bactérias produtoras de placa.

Não há uma estratégia adaptada a todos para tratar o síndrome de Sjogren, a boca seca, embora algumas pesquisas preliminares sugerem que algum tipo de terapia génica poderia ser aplicada no futuro.

A melhor forma de tratar a boca seca envolve manejar os sintomas e praticar uma boa higiene bucal. Caso você sofra do síndrome de Sjogren de boca seca causada por uma doença, medicamentos ou outros fatores, pode aliviar os sintomas bebendo água frequentemente durante o dia, comendo balinhas duras sem açúcar ou mastigando chiclete sem açúcar para ajudar a estimular o fluxo de saliva.

Evite o tabaco e o álcool, porque podem contribuir à boca seca e piorar a condição. 

No entanto, deve lembrar-se que nenhuma destas estratégias pode substituir uma rotina de cuidado bucal. Isso inclui escovar os dentes duas vezes por dia (ou com maior frequência se consome merendas pegajosas ou açucaradas) e visitar regularmente a um odontologista ou higienista dental para uma limpeza profissional.