ADULTOS

Opções de cuidado bucal acessíveis

COMPARTILHAR

Mais sobre opções de cuidado bucal acessíveis.

Para as pessoas com sérias limitações financeiras, encarregar-se de um problema dentário ou assistis a uma consulta odontológica para receber atendimento preventivo pode estar longe no seu listado de prioridades.

O que você deve saber.

Porém, a bem dizer, encarregar-se constantemente do cuidado dos dentes é mais proveitoso do que esperar até o surgimento de um problema dentário crônico. Além disso, a higiene bucal é importante para a saúde em geral. Então se você, ou alguém que você conhece, tem estado recusando-se de ir ao dentista porque não tem plano odontológico ou porque pensa que não pode pagar, poderia considerar estas opções:

Opções para levar em conta

  • Escolas de odontologia. Muitas escolas de odontologia patrocinam clínicas de pacientes e cuidado dental de qualidade a bom preço. Confira o site da Associação Dental Americana, ada.org, se quiser conhecer um listado de escolas de odontologia para verificar se existe uma em sua zona de residência, ou pergunte em um centro local de saúde da comunidade.

  • Planos de assistência. Utilize o site da Associação Dental Americana, ou um centro de saúde da sua comunidade que esteja em contato com a Associação Dental do seu estado para informações sobre os auxílios para o pagamento do atendimento odontológico às pessoas carentes. Os programas assistenciais variam entre estados, e alguns estados podem oferecer programas especiais para ajudar no pagamento do cuidado dental para crianças. Além disso, alguns odontólogos e escolas de odontologia participam em programas de extensão comunitária para o atendimento odontológico gratuito ou de baixo custo para aquelas pessoas que não possuem plano odontológico.

  • Pesquise preços. Você pode avaliar o custo total do atendimento odontológico pesquisando o quanto custa ir para o dentista e a conveniência do horário oferecido.  

Compare.

Se você quiser comparar preços dos serviços, ligue para vários consultórios e pergunte pelo preço de um serviço padrão, como uma consulta preventiva, que inclua uma limpeza profissional, ou o custo das radiografias panorâmicas. Se seleciona um odontólogo que participa no plano de segurança do seu trabalho, é possível que cubra avaliações grátis e duas limpezas por ano.