ADULTOS

Cuidado de próteses e conselhos

COMPARTILHAR

Pontos para levar em conta para manter próteses em óptimas condições.

Suas próteses vão durar mais tempo e encaixarão melhor se as cuida devidamente. Leme em conta as seguintes dicas para manter suas próteses em óptimas condições:

  • Limpe suas próteses diariamente: escove suas próteses todos os dias da mesma forma como faria com seus dentes, só que não deve usar creme dental. Várias marcas de cremes dentais podem estragar as próteses. Use uma escova   para próteses de cerdas brandas (projetado especificamente para escovar próteses) e água para escovar todas as superfícies das próteses; evite dobrar qualquer união que tenham. Lave suas próteses com água depois de cada comida. Você pode comprar um limpador de próteses para submergi-las, mas deve levar em conta que este não substitui a escovação, já que você deverá escovar as próteses para remover a placa.

  • Trate suas próteses como deve ser: encha o lavatório com água ou coloque uma toalha dobrada quando tenha as próteses em suas mãos, para que não se quebrem em caso de caírem acidentalmente.  Quando não use suas próteses, deixe-as submersas em água fria ou em solução limpadora; para evitar que fiquem secas. Tenha cuidado com os limpadores se suas próteses têm juntas de metal; estas soluções podem fazer com que o metal se deteriore. Jamais deve submergir suas próteses em água quente, porque podem deformar.

  • Retire suas próteses (parcial ou totalmente) todas as noites: isso permite que as gengivas descansem.

Se você cuidar suas próteses, podem ser usadas entre 5 a 7 anos sem necessidade de as substituir. É importante que visite a seu dentista a cada seis meses para avaliar a condição e o encaixe de suas próteses e, além disso, buscar signos de irritação ou de doença das gengivas; para que seja tratado imediatamente.