OUTROS

Emergências dentais: manejo do trauma dental

COMPARTILHAR

Sempre é bom estar preparado, e saber que fazer, em caso de uma emergência dental; já que é importante para sua saúde bucal. Se um dente lascado ou fraturado, ou uma coroa ou amalgama quebrada não forem tratados, cáries podem aparecer; já que o espaço aberto é difícil de limpar.

Se tem uma emergência dental por trauma dos dentes, calme-se e siga estes passos enquanto vá a seu dentista:

Dente lascado: Quando um dente se quebra ou se lasca, guarde e lave as peças do dente com água morna. Coloque uma gaze na zona estragada para parar o sangramento. Quando o sangramento tenha parado, coloque panos frios na zona comprometida e visite a seu odontologista o mais rápido possível. Talvez não seja possível colocar as peças em seu lugar outra vez, mas leve-as consigo de todos modos.

Dente frouxo: se o dente estiver parcialmente frouxo, visite a seu dentista imediatamente e coloque um pano frio na zona para baixar a inflamação. 

Dente caído: de ser possível, apanhe o dente pela coroa, não pela raiz. Enxague o dente, mas se estiver sujo, não esfregue, já que é preciso preservar os fragmentos de tecido. Os dentes que se caem têm altas probabilidades de serem colocados de novo em seu lugar até uma hora depois de ocorrido o acidente. Tente de colocar o dente em seu lugar, cerifique que esteja em posição correta, sem forçá-lo. Se não puder colocar o dente no seu lugar, coloque-o em um contêiner com leite, água com um pouco de sal ou com um meio de crescimento especial que pode comprar em uma farmácia.