GRAVIDEZ

Higiene dental durante a gravidez

COMPARTILHAR

Razões que fazem a higiene bucal importante durante a gravidez.

O cuidado bucal é de vital importância durante a gravidez por várias razões:

Comer com maior frequência.

Durante a gravidez, as mulheres tendem a comer e beber líquidos com maior frequência durante o dia. com a ingestão mais frequente de açúcar, aumenta o risco de ter cáries; por essa razão, é muito importante lavar os dentes com uma escova sónica e usar fio dental.

Alterações hormonais.

Algumas mulheres são mais propensas a desenvolver vermelhidão e inchaço nas gengivas durante a gravidez, porque os altos níveis de progesterona no corpo ocasionam uma forte reação nos níveis da placa dental. Se você tem gengivas sensíveis, tente usar um fio dental suave, já que se desliza facilmente entre seus dentes, ou use uma escova interdental.

Evita à radiação.

Apesar de que algumas mulheres grávidas possam ter emergências dentais que necessitem de radiografias, é possível diminuir a probabilidade de requere-las, para evitar a exposição do bebe à radiação, se você tem uma boa higiene dental. No entanto, se você precisar de raios-X, não deve temer; seu odontologista minimizará sua exposição à radiação, pedirá para você usar um avental de chumbo e uma banda de chumbo em torno do pescoço para proteger sua tiroide.

Igualmente, uma dieta adequada faz parte de uma boa higiene bucal. As mulheres grávidas devem comer comida saudável e consumir suficiente cálcio, fósforo, proteína, vitamina A vitamina D e vitamina C.

Se você consome suficiente cálcio, não perderá o cálcio dos dentes; isso é apenas um mito. Um bebe recebe cálcio dos ossos da mãe e não dos dentes; por isso, deve se ter uma dieta saudável e seguir uma boa e rigorosa rotina de cuidado dental.