CÁRIES

Os selantes dentários adicionam uma camada extra de proteção

COMPARTILHAR

Finalidade dos selantes

A finalidade dos selantes dentários é simples, são utilizados principalmente para proteger seus dentes contra a formação de cárie dentária,  também são utilizados caso você não tiver uma adequada exposição ao flúor.

O selante cobre o dente e dá proteção contra a placa bacteriana. O objetivo dos selantes não é substituir a rotina de cuidado bucal  de escovação dos dentes duas vezes ao dia e o uso correto do fio dental.  A escovação e o fio dental são a melhor forma para retirar a placa bacteriana e prevenir a cárie dentária. No entanto, a remoção de todas as partículas das depressões e sulcos nos dentes pode ser difícil, mesmo se você tiver uma boa rotina de higiene bucal. Os selantes ajudam a proteger esses lugares difíceis.

Os selantes dentários são uma alternativa para todas as idades. Muitos dentistas recomendam a aplicação de selantes em crianças e adolescentes devido que a cárie aparece nos sulcos e fissuras desde uma idade precoce; entretanto,  o selante dental pode prevenir a cárie dentária  também em adultos. Se você presume ter uma cárie ou tem mais de uma, consulte seu dentista para ver se é possível utilizar o selante. Os selantes dentários podem durar vários anos, mas você deve consultar seu dentista regularmente e fazer avaliação e  uma limpeza profissional  para ter uma boa saúde bucal.