APARELHOS

Os aparelhos ortodônticos já não são somente para crianças

COMPARTILHAR

Informação sobre os aparelhos ortodônticos para crianças e adultos.

Muitas pessoas pensam que os aparelhos ortodônticos são um ritual de iniciação à adolescência, mas a maioria dos adultos usam para aproveitar a oportunidade de melhorar sua aparência e sua saúde bucal.

Os dentes podem se mover e endireitar em qualquer idade, e os benefícios vão muito além do cosmético, os dentes tortos e apinhados, ou una mordida desalinhada podem dificultar a limpeza dental, aumentando o risco de caries e doença das gengivas. Uma mordida desalinhada também pode interferir com a fala, e inclusive, ocasionar problemas na mandíbula.

Tendo em conta que os ossos dos adultos deixam de crescer, os tratamentos podem ser mais prolongados nos adultos do que nas crianças. Também é possível que alguns tipos de correções dentais e não possam ser feitas em adultos unicamente com aparelhos ortodônticos. É possível que outros tipos de aparelhos e procedimentos ortodônticos sejam requeridos para atingir os resultados desejados.

Não importa a sua idade, você pode selecionar uns aparelhos ortodônticos que sejam discretos ou visíveis. Se quiser que seus aparelhos ortodônticos sejam discretos, peça para seu odontologista que os ajuste pela parte posterior do dente, em lugar da parte anterior. Ou, se tiver os aparelhos ortodônticos ajustados à parte frontal de cada dente, tem ao seu dispor as versões transparente ou da mesma cor da ponte do dente. Porém, também pode escolher seus aparelhos ortodônticos: pode escolher nas cores preferidas por você e em diversas formas, como corações e balões de futebol.

Se você praticar qualquer esporte de contato que possa acarretar lesões na cabeça ou na mandíbula, certifique-se de usar um protetor bucal. Se não sabe qual tipo usar, pergunte para seu odontologista.