ADULTOS

Como encontrar o odontologista ideal

COMPARTILHAR

Como encontrar o odontologista ideal.

Achar o odontologista ideal para você e sua família abrange uma combinação de vários fatores, mas todo se resume nas quatro “C”: competência, conveniência, compatibilidade e custo.

Primero e principal, é necessário que seu odontologista seja competente, o que significa que ele ou ela deve manter um alto nível de profissionalismo e conhecer os últimos tratamentos e avances não campo odontológico. Para garantir um cuidado dental competente, busque um odontologista que pertença a alguma associação profissional de odontologistas. Os odontologistas que são membros de alguma associação profissional devem cumprir critérios de educação continua, e estão comprometidos com manter os mais altos padrões de ética e atendimento ao paciente.

Um odontologista pode ter um título de doutor em Medicina Dental ou doutor em Cirurgia Dental. Esses títulos aplicam para os dentistas gerais e correspondem ao mesmo programa de adestramento, mas as diferentes escolas de odontologia utilizam termos diferentes.

A conveniência é outro fator importante na hora de procurar um odontologista. Você se sentirá mais motivado a ir à consulta se encontra um odontologista cujo consultório fique perto de sua casa ou escritório. Enquanto isso é conveniente selecionar um dentista cujo horário de trabalho se adapte ao seu. Necessita ir na noite ou durante o fim de semana?

Tem crianças que possam visitar ao odontologista depois do colégio? Estes são o tipo de perguntas que deve considerar.

Um odontologista que seja conveniente para você, e deve aceitar seu plano de seguro odontológico. A maioria dos odontologistas nos EE.UU. Participam dos planos dentais que se é oferecem à maioria dos servidores, no entanto, não é demais se informar ao respeito. Se você tem seguro, sua companhia de seguros lhe pode dar um listado dos odontologistas que aceitam seu plano. Tome o listado e peça recomendações a seus amigos, familiares, velinos e companheiros de trabalho.

Depois deve considerar a compatibilidade, por exemplo, alguns odontologistas são especialistas em tratar pacientes que sentem temor aos procedimentos odontológicos, como um enchimento ou um tratamento endodôntico. Portanto, se você tem tendência a ser um paciente nervoso, peça conselhos a seus amigos e colegas sobre o odontologista de sua preferência, que possam se sentir mais confortáveis ao paciente, e pergunte para seu odontologista em potência se ele ou ela oferece sedação, isto é, se ele dá ao paciente um sedante em forma de pílula, gás inalado ou droga intravenosa, que possa ajudar a se relaxar antes de um procedimento odontológico.

Se você tem crianças, é provável que deva procurar um odontologista que tenha um treinamento adicional em odontopediatria, embora a maioria dos odontologistas têm um consultório familiar e são especialistas em tratar pacientes de qualquer idade. É claro que alguns odontologistas se sentem mais confortáveis e trabalham melhor com crianças do que outros. Talvez fosse boa ideia pedir ajuda a outros pais para encontrar um odontologista que seja bom tratando crianças, já que as experiências positivas com o cuidado bucal na infância ajudam às crianças a desenvolver e manter uma rotina de cuidado bucal consistente enquanto crescem.

Confie em seus instintos: o escritório é limpo e ordenado? Seus registros estão em ordem quando você chega? Existe algum plano de emergências dentais? Encontre um odontologista com o qual você se sente livre de fazer perguntas, e que lhe explique os tratamentos e procedimentos, para que você possa compreender tudo. 

Finalmente, considere o custo. Algumas pessoas são muito fieis ao odontologista que gostam e ficam com ele sem importar se estão ou não dentro da cobertura da apólice. Porém, outros dão maior importância ao preço. 

Muitos planos de seguro cobrem 100 % do custo de pelo menos uma revisão dental básica e uma limpeza profissional por ano, enquanto que outros planos cobrem duas revisões por ano. Assim que sempre vale a pena fazer o esforço de encontrar um odontologista de qualidade que aceite seu plano de seguro. Se você precisa de um procedimento odontológico que não está dentro da apólice, entre em contato com a Associação Dental dos Estados Unidos e informe-se sobre as clínicas dentais das escolas de odontologia em sua localidade. Estas clínicas das escolas de odontologia são dirigidas pelas escolas e supervisadas por odontologistas autorizados. Com frequência oferecem procedimentos avançados, bem como cuidado dental básico, por um preço reduzido.

Se você não tiver seguro médico, pode ser conveniente economizar dinheiro em uma Conta de Despesas Flexíveis para pagar o custo de algum procedimento odontológico (como a ortodontia) que você esteja planejando com antecedência.