MAU HÁLITO

Fumar causa muito mais do que mau hálito

COMPARTILHAR

Não fume.

Deixar de fumar não é fácil, mas aqui há outro motivo pelo qual deve se esforçar: Fumar é mais do que apenas uma causa de mau hálito, mas também eleva significativamente seu risco de desenvolver câncer de boca, que abrange câncer da boca, garganta, glândulas salivares, língua ou lábios.

Nas fases iniciais, os cânceres de boca e de garganta podem ter sintomas similares a um dor de dente ou não acarretar dor. Muitos casos de câncer de boca, quando detectados, estão em uma fase muito avançada, por isso é importante examinar sua boca de forma periódica. Quando o câncer de boca é detectado precocemente, é quase sempre tratável. 

O mau hálito é um signo inicial de câncer de boca, seja você fumador ou não. Outros sinais iniciais do câncer de boca incluem avultações ou manchas vermelhas ou escuras dentro da boca, dificuldade para mastigar, deglutir ou mover a mandíbula, sensação de ter uma obstrução na garganta, boca adormecida, engrossamento das bochechas ou alterações na voz.

O tabagismo é o principal fator de risco do câncer de boca. Por esta razão a melhor forma de reduzir este risco é deixar de fumar ou usar outros produtos do tabaco; porém outras dicas para a prevenção do câncer de boca e a promoção da saúde bucal incluem visitar a um odontologista regularmente e adotar uma rotina de cuidado bucal completa incluindo escovar os dentes duas vezes por dia e usar fio dental diariamente.