FIO DENTAL ORAL-B

Todos os tipos de fios dentais funcionam bem quando usados diariamente

COMPARTILHAR

Mais sobre os tipos de fios dentais.

Acredite ou não, os pesquisadores têm comparado vários tipos de fio dental para determinar se alguns são mais eficazes do que outros para limpar os dentes. A conclusão é que não são. Qualquer tipo de fio dental ajuda a limpar os dentes removendo as partículas de alimentos e bactérias.

Em um estudo feito por periodontistas da Universidade de Búfalo, 60 adultos com gengivite leve foram divididos em dois grupos. Um grupo recebeu instruções para usar um fio dental de nylon encerado, e o outro grupo recebeu instruções para usar um fio dental esponjoso de politetrafluoroetileno (PTFE). Os dentes dos participantes foram avaliados ao início do estudo e de novo depois de duas semanas, cinco semanas e seis semanas. Em cada visita, a placa foi avaliada, a gengivite e o sangramento das gengivas dos dentes dos participantes. Na quinta semana, os grupos trocaram o tipo de fio dental, pelo que os pesquisadores conseguiram determinar se os participantes tinham preferência por um tipo especifico.

Em geral, os pesquisadores acharam que ambos os tipos de fio dental foram igualmente eficazes na redução da placa e para melhorar a saúde das gengivas. Porem, 75 % dos participantes prefere o fio de PTFE e apenas 25 % prefere o fio de nylon.

Se você for novato no uso de fio dental, ou se tem gengivas sensíveis, é possível que deseje começar com a seda de PTFE, que é mais macia do que um fio de nylon tradicional, já que desliza com maior facilidade entre os dentes, e é menos provável o rompimento ou desfiamento do que um fio de nylon.