SAÚDE DA GENGIVA

Ajuda a deter a gengivite antes de seu aparecimento

COMPARTILHAR

O que é a gengivite?

A gengivite é a fase inicial da doença das gengivas, é a inflamação dos tecidos da gengiva que bordeiam os dentes.  Se não for tratada, a gengivite pode virar periodontite que pode ser uma causa importante da perda dental em adultos.  Em alguns casos, a gengivite pode ser indolor e, portanto, as pessoas não se apercebem dela. Para ajudar a prevenir a gengivite você deverá ter citas regulares com o odontologista, bem como escovar duas vezes por dia e usar enxague bucal podem ajudar a controlar tanto a placa, quanto a gengivite.  

Causas da gengivite

Uma das causas principais da gengivite é a placa. A placa é uma bactéria pegajosa que cresce se você não escovar regularmente os dentes. Ela pode criar toxinas que estragam seus dentes e gengivas. 

Sinais da gengivite

Alguns sinais que devemos levar em conta quando procuramos a presença de gengivite são as gengivas inflamadas, vermelhas ou sangrantes.  Se você tiver a suspeita de ter gengivite, marque uma cita com seu odontologista.  Saiba também como a prevenção começa com o fio dental.

Recomendações para prevenir gengivite

O primeiro passo para prevenir gengivite é remover a placa bacteriana dos dentes.  Para realizar esta tarefa, siga a seguinte rotina dental:

  1. Passo 1 - Escove seus dentes duas vezes por dia com uma escova dental elétrica para ajudar a remover a placa. 

  2. Passo 2 - Use creme dental com flúor, um agente potente que ajuda a combater o ácido da placa que cresce em seus dentes durante o dia.

  3. Passo 3 - Depois, use enxague bucal que ajuda a chegar a esses locais difíceis de alcançar onde pode se instalar a placa bacteriana. 

  4. Passo 4 - Finaliza sua rotina usando fio dental para limpar entre os dentes. 

  5. Passo 5 - Não se esqueça de visitar a seu odontologista regularmente para uma revisão e discutir qualquer preocupação ou perguntas que você tiver.