ESCOVAS DENTAIS ELÉTRICAS ORAL-B

Passos para escovar os dentes corretamente com escova manual

COMPARTILHAR

Como escovar os dentes de forma apropriada

Aprender como escovar os dentes de forma apropriada é o primeiro passo para manter dentes e gengivas saludáveis.  Adicionalmente, a escovação ajuda a minimizar o risco de cáries dentais e doença das gengivas, as maiores causas de perda dental. 

Antes de começar

Embora existam muitos métodos para escovar os dentes com escova manual, sempre peça recomendações a seu odontologista e siga suas instruções.  Para começar, use um creme dental com flúor com uma escova de cerdas suaves e não esqueça de substitui-la a cada três meses. 

Dois minutos, duas vezes por dia

Para escovar os dentes de forma correta, faça-o durante pelo menos dois minutos usando a técnica recomendada, que inclui 30 segundos de escovação em cada secção da boca (superior direita, superior esquerda, inferior direita, inferior esquerda), tanto de manhã quanto na noite.  Porque a maioria das escovas manuais não incluem um alarme interno de dois, você poderia ter um relógio perto para ter certeza de se escovar durante o tempo suficiente. 

A posição da escova dental

A forma de pegar a escova depende da zona dos dentes que esteja escovando.

  1. Passo 1: comece com as superfícies externas e internas, e escove-se em um ângulo de 45 graus com movimentos curtos, do largo da metade dos dentes, em contra da linha das gengivas. Certifique-se de chegar aos dentes posteriores. 

  2. Passo 2: siga com as superfícies de mastigação. Mantenha a escova de forma plana e escove para trás e para frente, ao longo destas superfícies.

  3. Passo 3: quando chegar às superfícies internas dos dentes anteriores, incline a escova verticalmente e faça movimentos suaves de arriba para cima com a ponta da escova.   

  4. Passo 4: certifique-se de escovar suavemente ao longo da linha das gengivas.    

  5. Passo 5: escove-se a língua com um movimento de barrido de trás para frente para eliminar as partículas de alimentos e ajudar a eliminar as bactérias que ocasionam mau cheiro e refrescar o hálito.    

Agora que você há aprendeu a técnica de escovação apropriada, um pouco de disciplina na prática de todos os dias ajudará a fazê-lo de maneira natural.  É uma das cosas mais simples que você pode fazer para manter a saúde dos dentes e gengivas.